Maíra Macedo
Além de partos na banheira: o processo que envolve a assistência humanizada
O que vem na sua mente quando pensa em um “parto humanizado”? Se a resposta é a cena de uma mulher dando à luz dentro de uma banheira você não está completamente errado. Porém, a humanização não se resume apenas a essas questões, que fogem da ideia de uma sala de parto no hospital.
O “polêmico” destino das celebridades da Disney e suas relações com a mídia
A Disney produz continuamente estrelas teens, que sevem de modelo para milhares de adolescentes. Elas devem se adequar aos valores da empresa. Mas, ao quebrar esses padrões também rompem com a ligação com a Disney e com os papéis de “boa moça” e “bom menino” aos quais são designados. Matéria baseada no artigo científico: Celebridades da Disney: Papéis de Representatividade, Gênero e Tratamento na Mídia
Por que as celebridades da Disney mudam ao sair da empresa?
Você já parou para tentar entender por que muitas celebridades saem da Disney e mudam completamente seus comportamentos? Nesse vídeo, as alunas Camille Carboni, Julia Martins e Maíra Macedo explicam por que isso já se tornou "padrão" entre os jovens que deixam a empresa. O roteiro foi baseado no artigo: Celebridades da Disney: Papéis de Representatividade, Gênero e Tratamento na Mídia.
Sentimento paradoxal
“Muitas pessoas me alertaram sobre o acampamento, mas era difícil saber se estavam falando a verdade ou só queria me assustar. No final descobri que ninguém mentiu e tudo aconteceu como disseram”. Meu nome é Alberto Fonseca e tenho 22 anos. Conheça a história de um homem que precisou superar as dificuldades do Exército para ser quem é hoje.
O Pipocast é um podcast que, produzido para a aula de Radiojornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é direcionado ao cinema. Nessa primeira edição, falamos um pouco sobre como os preconceitos atuam nessa área.
Entre os muitos atos de solidariedade que podem existir, a doação de cabelo pode ser uma das formas mais rápidas e fáceis. Nesta fotorreportagem produzida para a aula de Fotojornalismo da Faculdade Cásper Líbero, conheça o trabalho de uma ONG que recebe estas doações
Seria estranho dizer que o maior jornalista do século XX sofria de gagueira? Ou que ele acumulou muito mais inimigos do que amigos? Ou, por fim, que esse homem, apesar da feiúra e da trombose, sempre estava rodeado por diferentes mulheres? Não é comum sabermos de tantas características diferentes de alguém, mas quem leu Chatô: o Rei do Brasil as conhece e sabe que Assis Chateubriand as possuía.
Professor de 58 anos e morador de Osasco – SP. Possui um jeito simples e simpático, e isso esconde importantes fases que já passou na vida. Mas dá pra ver em sua fala seu amor pela música e cultura indígena. Portanto, ele decidiu unir suas duas paixões em seu trabalho. Assim ele leva até os seus alunos a pura vivência da cultura brasileira que ele aprendeu pessoalmente ao longo da vida.
Uma ponte pode ser a solução para algumas pessoas ou a destruição para outras. A chuva causa diminuição de 15% a 20% de venda no comércio, mas ela contribui para que menos pessoas se matem. Essas informações foram todas coletadas por Gay Talese no início dos anos 60. Seu olhar minucioso de jornalista identificou a realidade da cidade de Nova York, deu vida a personagens comuns e fez cada um deles uma parte importante na metrópole.
As ondas de ataques e as incertezas vividas diariamente na Síria já provocaram milhares de mortes e fizeram outros milhares de pessoas se tornarem refugiados, sendo o Brasil um dos destinos mais escolhidos por essas pessoas que anseiam viver em um lugar sem riscos constantes de repressão. Nesta fotorreportagem produzida para a aula de Fotojornalismo da Faculdade Cásper Líbero, conheça Huda, uma refugiada síria no Brasil.
“A pequena cidade de Holcomb está situada nas altas planícies de trigo do oeste do Kansas, área desolada que os outros habitantes do Estado chamam de ‘lá longe’.” Esse trecho descreve um lugarejo com uma média de 270 habitantes, que sempre fora pacato e sem grandes acontecimentos. Porém, no final dos anos 50, o massacre da família Clutter abalou radicalmente a população desse povoado. Os quatro foram assassinados numa noite qualquer, levando um tiro cada de uma espingarda calibre 12. Esse crime passou a ter uma importância maior quando chegou ao conhecimento de Truman Capote.
Senhorita Toshiko Sazaki, senhora Hatsuyo Nakamura, doutor Masakazu Fujii, doutor Terufumi Sazaki, padre Wilhem Kleinsorge e reverendo Kyoshi Tanimoto. Seis pessoas desconhecidas e comuns, mas que participaram de um dos maiores acontecimentos da história. Eles são sobreviventes do ataque nuclear em Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945. E graças a John Hersey, o mundo pode ver as consequências dessa bomba pela visão dos sobreviventes.
Ferdinando Casagrande, jornalista formado pela PUC e recentemente escritor, veio ao Brasil para divulgar seu novo livro “Jornal da Tarde (JT) – uma ousadia que reinventou a imprensa brasileira”. Sua vinda proporcionou um conhecimento maior sobre o jornal, que além de ser tema do seu livro, é um antigo jornal que foi muito importante para o entrevistado e revolucionou o método de fazer jornalismo.